Doze pessoas são presas em operação de combate ao garimpo ilegal na região Central de Minas
04/07/2025
(Foto: Reprodução) Durante a operação, foram apreendidos cinco carros, nove motocicletas, cristais de quartzo e materiais extraídos pela ação criminosa. Operação Prisma foi realizada na região Central de Minas
Polícia Militar/Divulgação
Doze pessoas foram presas na operação Prisma de combate ao garimpo ilegal na região Central de Minas. A ação foi realizada na última quarta-feira (2) e na quinta (3) pela Polícia Militar, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Polícia Federal e Ministério Público de Minas Gerais.
O objetivo da operação foi combater atividades irregulares que causam degradação ao meio ambiente, entre elas as infrações relacionadas às práticas de mineração irregular de cristal e outros minerais no município de Felício dos Santos e na região de Diamantina.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Cristais de quartzo foram apreendidos durante a operação
Polícia Militar/Divulgação
As equipes apreenderam cinco carros, nove motocicletas [uma delas furtada], cristais de quartzo e materiais extraídos pela ação criminosa. De acordo com as informações divulgadas à imprensa, foram constatados os seguintes danos ambientais:
Supressão de vegetação nativa do cerrado, atividade de extração mineral sem licença ambiental, queima de lixo e ausência de medidas de mitigação de impactos sobre solo e recursos hídricos;
Desrespeito à suspensão das atividades determinadas em fiscalizações anteriores;
Área total impactada estimada em 4,2 hectares, sendo 1,7 hectares no distrito de Senador Mourão e 2,5 hectares em Felício dos Santos.
Os presos devem responder por mineração ilegal, usurpação de bens da União e receptação. Eles foram encaminhados para a delegacia da Polícia Federal.
VEJA TAMBÉM
Polícia apreende mais de 100 quilos de quartzo em Curvelo
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.