Obra sacra anunciada em leilão por R$ 350 mil deverá ser deixada em igreja da Grande BH, decide Justiça
04/07/2025
(Foto: Reprodução) Imagem de Santana Mestra original de Santa Luzia, na Grande BH, foi identificada prestes a ser leiloada no Rio de Janeiro. Depois disso, foi alvo de disputa judicial por 20 anos. Imagem sacra que estava desaparecidas há mais de 70 anos é devolvida
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou que uma obra sacra de mais de 200 anos retorne , após 70 anos, para Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A imagem de Santana Mestra seria comercializada em um leilão no Rio de Janeiro, por R$350 mil, quando foi encontrada. O laudo pericial sugere que a produção seja do século XVIII.
Durante o trabalho de investigação, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) descobriu que até 1950 a escultura ficava na Capela de Santana, quando o local entrou em decadência e acabou demolido.
Em 2003, o colecionador, então proprietário, alegou que tinha comprado a obra de uma antiga capela.
A peça de Santana Mestra, segundo análise técnica, foi entalhada em cedro maciço e é formada por três blocos: trono, santana e maria criança. O conjunto tem 90 cm de altura. A avó e a mãe de Jesus, representadas no conjunto, têm expressividade dramática, com olhar para baixo, típicas do barroco mineiro.
O MPMG vai decidir junto à paróquia Santa Luzia uma data para a realização de uma cerimônia de devolução da escultura à comunidade católica da cidade.
Santana Mestra será devolvida à paróquia de Santa Luzia, na Grande BH.
MPMG
Assista aos vídeos mais vistos do g1 Minas
Santana Mestra será devolvida à paróquia de Santa Luzia, na Grande BH.
MPMG